Skip to content

Santos populares em loop

Maio 24, 2017

Quando se deu o 25 de Abril a minha única preocupação, à época, era comer e fazer xixi e cocó. Era chavalito e a minha vida resumia-se a pouco mais do que isso. A única memória que tenho dessa época é já em 1975 quando a extrema-direita andava pelo Norte do país a bombardear as sedes do PCP.

Dormia o sono dos justos (e dos inocentes) quando não sou acordado pela bomba que rebentou a 100 metros de minha casa. Havia lá uma sede do PCP. Sim, não acordei. Foram os meus pais que me levantaram e me puseram em alerta.

No manhã seguinte lá apareceu um carro militar daqueles bem grandalhões, com uns pneus enormes (acho que é a memória que tenho mais presente, o tamanho dos pneus) que, como quase não cabia na rua, partiu uma boa parte dos vidros das casas à sua passagem.

Por isso, tive sorte, não vivi aquela opressão salazarenta da ditadura. O cinzentismo obscurantista bafiento passou-me de raspão.

Mas há anualmente um mês em que sinto que parece que ainda vivo nessa época. O mês de Junho e os seus santos populares. Uma vida inteira a ouvir “o santo António já se acabou e o s. João está-se a acabar…” foda-se! já não há paciência! pelo menos podiam arranjar outra merda de música.

Dizem que em Guantánamo põem os prisioneiros durante o dia inteiro a ouvir músicas que detestam como forma de tortura. Se por acaso lá for parar acho que até vou dançar o vira tal a imunidade a esse tipo de tortura.

Na verdade só escrevi isto por causa da primeira frase. Achei que era tão boa que devia acrescentar mais umas merdas. Literalmente.

Preencha o vazio:

