Skip to content

“A Colecção Invisível – um episódio da inflacção alemã”

Julho 26, 2016

«Duas estações depois de Dresden, entrou um homem de certa idade no meu compartimento. Saudou-me delicadamente. Depois sentou-se, ergueu os olhos para mim e fez-me um sinal de cabeça, como a uma pessoa conhecida. No primeiro momento não fui capaz de me lembrar dele; mas, apenas declinou o seu nome, com um leve sorriso, recordei-me imediatamente. Era um dos antiquários mais conhecidos de Berlim, em casa de quem, em tempos de paz, eu tinha comprado e vistos livros e autógrafos. Conversámos, a princípio, de algumas coisas banais. de repente, ele disse-me:
– Eu preciso de lhe contar donde venho. Pois este incidente é, na verdade, a coisa mais extraordinária que me aconteceu durante a minha actividade de mais de trinta e sete anos.
Sabe, de certo, como se vendem hoje os objectos de arte, desde que o valor do dinheiro se volatilizou como o gás. Os novos ricos adquiriram de repente um fraco pelas madonas, os incunábulos e as estampas antigas. Pedem-nos mais do que aquilo que podemos arranjar. Temos até de ter cautela para que não nos saqueiem a casa. Se os deixássemos à vontade, levar-nos-iam os botões de punhos e o candeeiro da secretária. Também é um trabalho fatigante obter coisas para eles, novas mercadorias. Desculpe o emprego deste termo ‘mercadorias’ para designar os objectos que veneramos. Mas essa gente habituou-nos a considerar um magnífico incunábulo, como equivalente a tantos e tantos dólares, e um desenho de Guercino como a incarnação de algumas notas de banco. É inútil tentar resistir a esses compradores importunos.»

A Colecção Invisível – um episódio da inflacção alemã, Stefan Zweig (Tradução de Alice Ogando, Ed. Civilização)

Preencha o vazio:

