Skip to content

Jet leg literário

Maio 19, 2016

Poucas vezes me aconteceu isto, aliás, já nem me lembro da última vez que me aconteceu. Corrijo, acho que nunca me aconteceu. Estava a ler um livro e, apesar de estar a gostar muito, tive de parar a leitura. Faltava-me apenas uma dezena de páginas para acabar, mas não consegui. Ainda estou a tentar perceber o que aconteceu. Uma possível explicação terá que ver com a última leitura. Tinha lido Henry James e aquilo tinha-me soado tão seco, tão desenxabido, tão sem emoções, que o vazio se havia instalado. Passar deste tipo de leitura para Tolstoi assim de chofre sem nada a intermediar deve ter provocado um terramoto emotivo cá dentro. Polikuchka, o enforcado, o título já anuncia algo, é como estarmos a ver um acidente em directo. E depois o cabrão do Tolstoi domina aquilo com tamanha mestria que ficamos agarradinhos. Manipula-nos os sentimentos, apela não à lágrima, mas à alma, vai cá dentro e remexe, remexe, escarafuncha e nós ficamos a ver o acidente a acontecer. Polikuchka, o mais desgraçado dos desgraçados tinha uma oportunidade. Uma só. Há tipos com sorte e há outros filhos de um cão danado que nasceram para sofrer. Ainda não terminei a leitura, vou tentar mais logo. Cabrão do russo…

Adenda: Entretanto já terminei a leitura do livro de Tolstoi. Concluí que tudo não passou de um jet leg literário.

No comments yet

Preencha o vazio:

