Skip to content

Por favor, Deus, por favor, Knut Hamsun, não me abandonem agora

Abril 4, 2016

old typing machine

«- Esqueceu-se de uma coisa – disse o gerente, que estava à porta com a minha máquina de escrever portátil na mão.
Escandalizou-me, não por estar ali, mas por me ter esquecido dela por completo. Ele pousou-a em cima da mesa e eu agradeci-lhe. Fechando a porta, abri a mala e retirei um exemplar de Fome, do Knut Hamsun. Era um objecto estimado, que andava sempre comigo desde o dia em que o roubei da biblioteca de Boulder. Lera-o tantas vezes que era capaz de o recitar. Mas agora isso não tinha importância. Nada tinha importância.
Estendi-me na cama e dormi. Acordei ao crepúsculo e acendi a luz. Estava melhor, já não me sentia cansado. Aproximei-me da máquina de escrever e sentei-me à frente dela. A minha ideia era escrever uma frase, uma única frase perfeita. Se eu conseguisse escrever uma boa frase, conseguiria escrever duas e, se conseguisse escrever duas, conseguiria escrever três e, se conseguisse escrever três, conseguiria escrever para sempre. Mas imaginemos que eu falhava? Imaginemos que eu tinha perdido todo o meu belo talento? Imaginemos que ele se consumira no fogo do Biff Newhouse a esmurrar-me o nariz ou da Helen Brownell morta para sempre? O que seria de mim? Iria ter com o Abe Marx para ser novamente ajudante de empregado de mesa? Tinha dezassete dólares na carteira. Dezassete dólares e o receio de escrever. Sentei-me direito diante da máquina de escrever e soprei os dedos. Por favor, Deus, por favor, Knut Hamsun, não me abandonem agora. Comecei a escrever e escrevi:

“Eis chegada a hora”, disse a Morsa,
De falar de muitas coisas:
De sapatos, e de navios, e do lacre,
De couves, e de reis”

Ao olhar para o que escrevera, humedeci os lábios. Aquilo não era meu mas, porra, um tipo tem de começar por algum lado.»

Sonhos de Bunker Hill, John Fante (Trad. de Vasco Gato, Ed. Alfaguara, pp. 175-176)

No comments yet

Preencha o vazio:

