Skip to content

Que presunção minha!

Novembro 17, 2014

I'm free

«É simples, prosseguiu Karim, eu via o povo tal como desejava vê-lo, ou seja, cheio de ódio e a sonhar com a vingança. E eu, é claro, queria ajudá-lo nessa vingança. Julgava-o submetido à opressão, e dei-me conta de que ele era mais livre do que eu. Nem podes imaginar a mofa de que fui alvo, quando quis explicar-lhes que estava preso por causa das minhas ideias políticas. Foi um desastre, achavam que eu era um pobre diabo, um atrasado mental. Eu a pensar que bastava declarar-lhes a minha condição de revolucionário, de inimigo declarado do governo, para lhes inspirar respeito pela minha pessoa, e eles a reagirem daquela maneira! Que presunção minha! O governo, para eles, era desde há muito tempo motivo de escárnio. E eu, com toda a minha inteligência, tinha levado o governo a sério. Senti-me um idiota chapado, com os meus ares de mártir da classe operária. Lá na cadeia era o único que levava a sério o governo.» (.p 88)

A Violência e o Escárnio [La violence et la dérision], Albert Cossery (Tradução de Júlio Henriques, Ed. Antígona)

2 comentários leave one →
  1. Novembro 17, 2014 20:31

    A “Violência” e o Escárnio. Uma parte do título conduziu-me ao Slavoj Zizek. No sábado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto dá uma conferência. Estou deslocado, mas, como eu gostava de o conhecer em carne e osso e o ouvir. Estou a ler o último (julgo) traduzido para a nossa língua, carago: O Ano Que Sonhamos Perigosamente, da Relógio D’Agua.

    Gostar

    • Novembro 17, 2014 22:32

      Não sabia que ele vinha ao Porto. Obrigado. Acho que li qualquer coisa no jornal ou no blog da editora quando saiu esse livro. Boa leitura.

      Gostar

Preencha o vazio:

