Saltar para o conteúdo

Hammerfest 1945

Outubro 18, 2014

Houve, no outono de 45, a 8 de Outubro, umas eleições curiosas em Hammerfest. Numa cidade que tinha sido arrasada pelo invasor alemão, os que voltavam para a reconstruir pouco ou nada tinham. Lançaram-se ao trabalho de reconstrução sem que houvesse dinheiro para salários, sem materiais, com comida escassa, com o inverno nórdico à porta. As eleições são curiosas porque houve um turn-out invulgar. 100% de participação. Todos votaram.

O que estas eleições tiveram também de curioso foi que não havia escolha entre programas partidários. Os partidos tinham acordado um programa comum onde se comprometiam a cooperar num esforço de reconstrução nacional chamado «fellesprogrammet»; onde se pugnava por combater as desigualdades sociais e regionais, promover o pleno emprego, criar uma segurança social abrangente, construir (e distribuir) habitação condigna. Não havia, portanto, nada que escolher a não ser o peso relativo de cada partido no novo parlamento. Mas havia uma esperança enorme numa sociedade mais justa e democrática. Um desejo enorme de uma vida melhor, digna. Os homens que tinham combatido o nazismo (grande parte deles do partido trabalhista) incutiam confiança, partilhavam do mesmo ideal.

Continuar a ler este excelente post no Âncoras e Nefelibatas

2 comentários leave one →
  1. Outubro 21, 2014 21:20

    Grato pelo link. Mas não desgrace o blog citando gente de «colarinho azul» e de prosa simplória, ainda que sobre acontecimentos históricos comprovados…

    Com um grande abraço de cá,

    Gostar

    • Outubro 21, 2014 21:59

      Este blog não se pode desgraçar mais do que já está. Por isso citei o Soliplass uma das pessoas que melhor escreve por aí. Para lhe dar um toque mais sério 🙂
      Abç da Lusitânia

      Gostar

Preencha o vazio:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: