Skip to content

Que me dizes tu a esta história?

Maio 29, 2012

«Ora ouve! O caso passou-se há pouco tempo, numa aldeola do Baixo Egipto, durante as eleições para a junta de freguesia. Quando os funcionários do Governo abriram as urnas, notaram que a maioria dos boletins de voto estava escrito o nome Bargute. Ora os ditos funcionários do Governo não conheciam tal nome, que não figurava na lista de nenhum partido. Inquietos, logo se puseram à cata de informações; e acabaram por saber, pasmados de todo, que Bargute era o nome dum burro por quem toda a gente da aldeia nutria muita estima, por via da sabedoria do animal! Quase todos os moradores tinham votado nele. Que me dizes tu a esta história?» (p. 17)

Mendigos e altivos [Mendiants et Orgueilleux], Albert Cossery (Tradução de Júlio Henriques, Ed. Antígona)

8 comentários leave one →
  1. Rufia melancolico permalink
    Maio 29, 2012 22:49

    Eu diria que já vi essa estória numa novela…

    Gostar

    • Maio 29, 2012 23:30

      Eh lá, o que eu ando a perder. Assim, de repente, só me lembro do macaco Tião, mas acho que não foi eleito, nem foi numa novela. Foi mesmo na realidade. 🙂

      Gostar

  2. Rufia melancolico permalink
    Maio 30, 2012 10:24

    Meu caro, a novela é antiga… o jegue (asno;burro;jumento) Rodrigues é o candidato. A cidade: Sucupira. E tudo por causa de um cemitério. Anos 80…

    Gostar

    • Maio 30, 2012 15:40

      Ah, pois claro! O Odorico, já nem me lembrava. A minha novela favorita, “O Bem-Amado”. Eia, agora recuei uns anitos, adorava aquilo. Foi um dos meus primeiros compêndios de ciência política 😉

      Gostar

  3. Rufia melancolico permalink
    Maio 30, 2012 20:42

    oh!, “bem me parecia”…o Odorico e “o bem amado”, claro… uma boa novela…não…um compêndio de ciência política…obviamente.
    Quanto a Cossery, recomendo humildemente “as cores da infâmia”…

    Gostar

  4. permalink
    Junho 11, 2012 09:49

    Fez-me perifericamente lembrar o Zappa: http://www.youtube.com/watch?v=8wAXZuIIbUQ

    Gostar

Preencha o vazio:

