“Pagos a dobrar”
“Double Indemnity” (1944), Real. Billy Wilder
Sobre este filme não há muito a dizer, ou melhor, há tanto que nem vou colocar aqui. Basta ir ao google e pesquisar “Double Indemnity” + Billy Wilder. Está lá tudo e toda a importância que ele tem para a história do cinema e para o género “film noir” em particular. Por exemplo, veja-se a página da wiki sobre o filme.
No entanto, vou fazer uma espécie de ficha de leitura, como tem acontecido até aqui. Esta memória já foi melhor, é por isso (o disco rígido está bom, a memória RAM é que tem muita informação para processar).
O argumento é o típico de um filme policial onde , como não podia deixar de ser, é cometido um crime. O motivo é o de sempre: o binómio dinheiro e mulher. E não, não é o argumento de um possível filme sobre o caso Duarte Lima. Quanto estamos na presença dos mestres, os temas dos seus filmes são universais e intemporais. Apesar de se tratar uma história simples (quem é que disse que um filme é apenas uma história? tretas), temos de contar sempre com a mestria de Billy Wilder. Mas bastaria indicar os nomes do genérico para estarmos preparados para ver um verdadeiro clássico: para além de Billy Wilder, claro, Raymond Chandler, que dividiu com Wilder o argumento, Edward G. Robinson (a quantidade que filmes que eu vi com este magnífico actor), Barbara Stanwick e Fred MacMurray. Um verdadeiro dream team.