Saltar para o conteúdo

“Pagos a dobrar”

Novembro 18, 2011

Double Indemnity” (1944), Real. Billy Wilder

Sobre este filme não há muito a dizer, ou melhor, há tanto que nem vou colocar aqui. Basta ir ao google e pesquisar “Double Indemnity” + Billy Wilder. Está lá tudo e toda a importância que ele tem para a história do cinema e para o género “film noir” em particular. Por exemplo, veja-se a página da wiki sobre o filme.

No entanto, vou fazer uma espécie de ficha de leitura, como tem acontecido até aqui. Esta memória já foi melhor, é por isso (o disco rígido está bom, a memória RAM é que tem muita informação para processar).

O argumento é o típico de um filme policial onde , como não podia deixar de ser, é cometido um crime. O motivo é o de sempre: o binómio dinheiro e mulher. E não, não é o argumento de um possível filme sobre o caso Duarte Lima. Quanto estamos na presença dos mestres, os temas dos seus filmes são universais e intemporais. Apesar de se tratar uma história simples (quem é que disse que um filme é apenas uma história? tretas), temos de contar sempre com a mestria de Billy Wilder. Mas bastaria indicar os nomes do genérico para estarmos preparados para ver um verdadeiro clássico: para além de Billy Wilder, claro, Raymond Chandler, que dividiu com Wilder o argumento, Edward G. Robinson (a quantidade que filmes que eu vi com este magnífico actor), Barbara Stanwick e Fred MacMurray. Um verdadeiro dream team.

No comments yet

Preencha o vazio:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: