“Farrapo Humano”
“The Lost Weekend” (1945), Real. Billy Wilder
Neste film-noir acompanhamos, durante um fim-de-semana, um escritor alcoólico em luta com a bebida e a falta dela (“I’m not a drinker; I’m a drunk“), a ressaca e, como não podia deixar de ser, a angústia da primeira linha do seu primeiro romance. A excelente interpretação de Ray Milland valeu-lhe a conquista do respectivo Óscar. A esta distinção adicione-se a de melhor realização para Billy Wilder, melhor filme e melhor argumento. Já agora, continuando nos prémios conquistados, o palmarés foi enriquecido em Cannes (1946) com o prémio de melhor actor e o Grande Prémio do festival.
Nota: é neste filme que aparece o famoso plano da garrafa reflectida no tecto. No excerto colocado em cima já nos é apresentada uma primeira pista para o que virá a acontecer. Ou seja, mais uma prova da excelência de Billy Wilder, este homem filmava tão bem que até metia nojo!
Marco, ainda vais apanhar um overdose de Wilder — e uma bem selvagem! 🙂
Abraço.
GostarGostar
ahahah, eu já disse à Ana C. Leonardo que vou ter de ir para uma clínica de reabilitação.
Olha que ainda me faltam ver alguns. O homem é genial. Para quem gosta de cinema é uma preciosidade. E depois como ele vai a vários géneros (comédia, drama, policial…) ainda melhor.
abç
GostarGostar