Skip to content

Gume algum pode fender o silêncio vivo.

Março 4, 2011

«Thoreau ainda podia contar com a floresta de Waldau – mas onde está hoje a floresta na qual o ser humano prove que pode viver livre, e não limitado pelos rígidos moldes da sociedade?
Sou obrigado a responder: em parte alguma. Se desejo viver livre, é por enquanto necessário que o faça no interior desses moldes. Sei que o mundo é mais forte do que eu. E para resistir ao seu poder só me tenho a mim. O que já não é pouco. Se o número não me esmagar, sou, também eu, um poder. E enquanto me for possível empurrar as palavras contra a força do mundo, esse poder será tremendo, pois quem constrói prisões expressa-se sempre pior do que quem se bate pela liberdade. E no dia em que só o silêncio me restar como defesa, então será ilimitado, pois gume algum pode fender o silêncio vivo.
É este o meu único consolo.»

A nossa necessidade de consolo é impossível de satisfazerStig Dagerman (Tradução de Paula Castro e José Daniel Ribeiro, Ed. Fenda, pp. 37-38)

No comments yet

Preencha o vazio:

