“O Grande Gatsby”
«Em meus anos mais juvenis e vulneráveis, meu pai me deu um conselho que jamais esqueci:
– Sempre que você tiver vontade de criticar alguém – disse-me ele – lembre-se de que criatura alguma neste mundo teve as vantagens de que você desfrutou.
Ele nada mais disse, mas sempre fomos comunicativos de uma maneira bastante incomum e reservada, e eu compreendi que ele queria dizer muito mais do que isso. Por conseguinte, sinto-me inclinado a guardar para mim todos os meus juízos, hábito esse que fez com que muitas naturezas curiosas se abrissem comigo, mas que também me tornou vítima de muitos maçadores inveterados. A mente anormal percebe-a rapidamente e sente-se atraída por essa qualidade, quando ela aparece numa pessoa normal, e, assim, aconteceu que, na universidade, eu fui injustamente acusado de ser um político, por saber guardar as mágoas secretas de indivíduos violentos, desconhecidos. Quase todas as confidências eram espontâneas, eu fingia, não raro, que estava dormindo, que me achava preocupado ou, então, revelava uma leviandade hostil, ao perceber, por certos sinais inconfundíveis, que uma revelação mais íntima palpitava no horizonte – pois que as revelações íntimas dos jovens ou, pelo menos, os termos em que eles as exprimem, têm, habitualmente, muito de plágio e, o que é pior, de plágios desfigurados por evidentes supressões. Reservar para nós os nossos juízos, é coisa que proporciona infinitas possibilidades. Tenho ainda certo receio de perder alguma coisa, se esquecer que, como meu pai pretensiosamente sugeria, e eu, pretensiosamente, repito, um certo senso de decência fundamental é concedido, ao homem, desigualmente, ao nascer.»
(…)
“O Grande Gatsby“, Francis Scott Fitzgerald (Tradução de Breno Silveira, Ed. Abril Cultural)[Uma escolha de Helena Terra]
Meu livro preferido,seguido de “Tender is the night”(percebe-se a fixação por Fitzgerald hahaha)!Ameiiii encontrar aqui.Bjo
GostarGostar
Olá Karina, seja bem-vinda, é um belo livro sem dúvida, mas ainda não li o “Tender is the night”.
cheers
GostarGostar