Skip to content

“A teoria e o cão”

Março 11, 2010

«Há alguns dias passou aqui por Nova Iorque o meu velho amigo dos trópicos, J. P. Bridger, cônsul dos Estados Unidos na ilha de Ratona. Bebemos e regozijámo-nos juntos, vimos o último edifício em altura e descobrimos que havia duas noites que o circo tinha acabado. E, na vazante, íamos subindo uma rua paralela e plagiária da Broadway.
Passou por nós uma mulher de cara aprazível e mundana; levava preso um cachorro amarelo, um bruto resfolgante, mal focinhado e oscilatório. O cão embrulhou-se nas pernas do Bridger e arreliou-lhe as canelas com uma mordedura rosnada e de má índole. O Bridger, num sorriso feliz, esvaziou-lhe os bofes com um pontapé; a mulher brindou-nos com um aguaceiro de adjectivos bem orientados que não deixavam dúvida sobre o nosso lugar na opinião dela; e fomos andando. Dez passos depois, uma velha de cabelo muito branco desgrenhado pedia esmola, a caderneta do banco agasalhada por baixo do chale esfarrapado. O Bridger parou e desenterrou em proveito dela uma moeda de prata do seu colete de feriados.
Ma esquina seguinte, um quarto de tonelada de homem bem vestido, de queixada larga, branca, escanhoada, tinha por uma corrente um buldogue de origem infernal, cujas pernas dianteiras discordavam meio metro. Uma mulher pequenina, com um chapéu da penúltima moda, estava diante dele e chorava, que era, evidentemente, o que podia fazer, enquanto ele lhe chamava nomes numa voz baixa, doce, habituada.»
(…)
A teoria e o cão / Os caminhos que tomamos, O. Henry (Tradução de Fernando Pessoa, Ed. Assírio & Alvim)

Anúncios

Preencha o vazio:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: