“Lavoura Arcaica”
«Os olhos no teto, a nudez dentro do quarto; róseo, azul ou violáceo, o quarto é inviolável; o quarto é individual, é um mundo, quarto catedral, onde, nos intervalos da angústia, se colhe, de um áspero caule, na palma da mão, a rosa branca do desespero, pois entre os objetos que o quarto consagra estão primeiro os objetos do corpo; eu estava deitado no assoalho do meu quarto, numa velha pensão interiorana, quando meu irmão chegou para me levar de volta; minha mão, pouco antes dinâmica e em dura disciplina, percorria vagarosa a pele molhada do meu corpo, as pontas dos dedos tocavam cheias de veneno a penugem incipiente do meu peito ainda quente; minha cabeça rolava entorpecida enquanto meus cabelos se deslocavam em grossas ondas sobre a curva úmida da fronte; deitei uma das faces contra o chão, mas meus olhos pouco apreenderam, sequer perderam a imobilidade ante o vôo fugaz dos cílios; o ruído das batidas na porta vinha macio, aconchegava-se despojado de sentido, o floco da paina insinuava-se entre as curvas sinuosas da orelha onde por instantes adormecia; e o ruído se repetindo, sempre macio e manso, não me perturbava a doce embriaguez, nem minha sonolência, nem o disperso e esparso torvelinho sem acolhimento …»
(…)
“Lavoura Arcaica”, Raduan Nassar (Ed. Companhia das Letras)[Uma escolha de Helena Terra]
É um livro belíssimo, poético e, simultaneamente, cru, com um trabalho ao nível da linguagem extraordinário. Gostei muito, bem como de uma curta novela do mesmo autor, “Um Copo de Cólera”.
GostarGostar
Oi. Não é Helena Torres. É Helena Terra.
GostarGostar
Peço desculpa, já corrigi.
GostarGostar
Já agora: caso alguém fique com vontade de o adquirir, em Portugal está editado pela Relógio D’Água (http://www.relogiodagua.pt/canais/product.asp?id=717&lang=1).
GostarGostar
Sem problemas 🙂
E, tirando uma dúvida, é possível enviar mais inícios de livros ou cada pessoa tem direito a enviar apenas um??
GostarGostar
Estava aqui relendo. Mas é mesmo uma preciosidade este início de novela. Eu já li e reli o Lavoura umas seis, sete vezes. Perdi a conta. Vou reler de novo assim que terminar o livro que estou lendo. E pensar que o Raduan é como o Sallinger. Prefere a paz de não publicar.
GostarGostar
Carlos,
bela dica, obrigado.
Helena,
sim claro, pode enviar mais, desde que ainda não tenham sido publicados.
GostarGostar