Skip to content

Patty Waters, ‘Sings’

Julho 30, 2009

Patty Waters - Sings

«Reedição de um disco de culto por uma artista inclassificável. Um exemplo notável de uma música que não se pode, definitivamente, aprender nas escolas.

A vida e carreira de Patty Waters permanecem envoltas numa aura de mistério. Apesar de só ter gravado dois álbuns, “Sings”, em 1965, e “College Tour”, em 1966, a sua música atingiu o estatuto de culto tendo influenciado inúmeros músicos e vocalistas experimentais, em áreas tão diversas como o jazz de vanguarda, o rock alternativo ou a música gótica. Em 1996 ainda gravou “Love Songs”, mas a força quase sobrenatural que sentimos nesta gravação já a tinha abandonado. “Sings” é um objecto estranho e percebe-se facilmente porque se manteve na obscuridade durante tanto tempo.

Nas primeiras 7 canções, com tempos de duração que não excedem os 3 minutos – algumas têm pouco mais de um minuto -, Waters toca piano e canta suavemente, quase num sussurro, temas que parecem retirados da fase inicial da carreira de Nina Simone, com o mesmo tipo de intensidade e emoção. Estas miniaturas funcionam de forma brilhante como introdução ao tema principal do disco, “Black is the Color of my True Love’s Hair” (tornado famoso pela própria Nina Simone), um hino jazz de tons negros e misteriosos em que Waters, acompanhada pelo trio do pianista Burton Greene, liberta os demónios que lhe vão na alma. Efeitos vocais tão primários como assombrosos pairam sobre o free jazz orgânico do trio, numa performance de 14 minutos que deixou um profundo impacto no futuro do jazz vocal mais criativo.

Miles Davis, Albert Ayler ou a cantora Jeanne Lee, foram alguns dos que foram tocados pela sua música, tendo Waters influenciado decisivamente a carreira de artistas experimentais como Diamanda Galas, Yoko Ono, ou Lydia Lunch. Este é o tipo de música que a algumas pessoas poderá soar como a mais terrível do mundo, e a outras como a mais bela e sublime.» –  Rodrigo Amado in Público

No comments yet

Preencha o vazio:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: